DestaqueDestaquesMundo SindicalNotícias

1 de Maio, Dia Internacional do Trabalho

 O Sindicato dos empregados no comercio de bens, serviços e terceirizados do setor- SINDECOM, na data de hoje, 1º de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional do Trabalho, pede a  Deus que abençoe e  ilumine a todos aqueles que dignificam a vida através do seu trabalho,   mormente neste momento difícil pelo qual passa a classe dos trabalhadores e por ações nefastas perpetradas por  grande parte da classe política brasileira, a qual,  aproveitando-se momento difícil e delicado, tenta aniquilar direitos adquiridos,  consagrados  e fundamentais do conjunto dos trabalhadores brasileiros.

Contudo, queremos lembrar que, unidos, jamais os trabalhadores serão vencidos.

Parabéns, trabalhadores.


FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

Conheça um pouco mais, de como surgiu esse grande dia.

O dia 1º de maio é conhecido internacionalmente como o Dia do Trabalhador e este dia remonta à luta operária por direitos básicos.

O dia do Trabalhador teve o “início” em uma cidade operário de Chicago (USA) e foi um movimento orquestrado pelos trabalhadores em 1º de maio de 1886 onde lutava-se pela redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas. Nesse mesmo dia foi deflagrada uma greve geral no país (Estados Unidos) e reprimida pelas autoridades policiais de forma violenta o que ocasionou um verdadeiro caos nas ruas do país.

No ano de 1889, a Segunda Internacional Socialista, em Paris, decidiu convocar anualmente os trabalhadores para manifestações a fim de que fosse mantido o limite das 8 horas de jornada, e como homenagem, escolheram a data 1º de maio.

No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suiça, Hungria, Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, Itália, Bélgica e dos Estados Unidos mostraram seu apoio pela redução da jornada de trabalho fazendo uma greve no dia 1º de maio e desfilando pelas ruas de suas cidades.

A partir daí muitos países incorporaram a data de 1º de maio nos seus calendários de feriados em homenagem a esta grande luta operária para redução da carga horária de trabalho.

O Brasil instituiu em seu calendário no ano de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *