CURSO DA UGT E SOLIDARITY CENTER COM OS POVOS INDÍGENAS COMEÇA NA SEGUNDA, DIA 02 DE AGOSTO

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Instituto Solidarity Center/AFL-CIO, realizará do dia 02 ao dia 04 de agosto de 2021, das 08:30 às 12:00 horas, em formato online, o Curso com Indígenas e Dirigentes de todo país, “Aliança UGT e os Povos indígenas: Fortalecendo a Autonomia e Protagonismo”.

O referido evento, que será realizado através da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, tem como objetivos: Fortalecer a Ação da Secretaria de Povos Indígenas da UGT; Ampliar e Fortalecer a Aliança com os Povos Indígenas; Reforçar a Ação do Movimento Sindical a favor do Cumprimento dos Direitos dos Povos Indígenas para estabelecer Aliança por Justiça Social no Marco de uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável; Reforçar a Ação do Movimento Sindical a favor do Cumprimento da Convenção 169, da OIT; Conhecer e se apropriar do tratado vinculante da ONU sobre empresas e direitos humanos, entre outras questões.

Para a filósofa, Marina Silva, Coordenadora do evento, “esse Curso, a ser realizado em módulos, visa a construção de uma aliança com os povos indígenas, acadêmicos e trabalhadores/as, para debater os princípios e as possibilidades de novos paradigmas e recolher experiências práticas que existem em muitas comunidades, com memória ancestral potente, como as comunidades indígenas, no sentido de tornar o nosso sonho realidade. Um outro mundo é possível.

A UGT entende que construir “sustentabilidade” significa, numa perspectiva sistêmica e integradora, considerar os trabalhadores(as), das áreas urbanas, trabalhadores(as) rurais, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, o meio ambiente, os consumidores, a saúde, a educação, a soberania alimentar, a qualidade de vida, as gerações futuras e a democracia política.

A sustentabilidade que queremos implica cultivar as relações, significados e práticas que geram, sustentam e dão sentido à existência de todas as formas e modos de vida. O desenvolvimento verdadeiramente sustentável é aquele comprometido com a erradicação da pobreza e distribuição da riqueza. Nos inspiramos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) da ONU.

O professor e Sociólogo Erledes Elias da Silveira, Coordenador Executivo da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical da UGT Nacional, considera que esse  Curso acontece em um momento crítico e grave para os povos indígenas no Brasil, onde a política do atual governo federal exerce profunda ameaça às culturas, às terras e à vida dessa população.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com um desses companheiros (as): Luciana Nascimento (11) 95786.7816; Carlão (11) 94758.6426 ou Marina Silva (11) 99104.8013 (todos os contatos acima são WhatsApp).

https://www.ugt.org.br/post/40025-CURSO-DA-UGT-E-SOLIDARITY-CENTER-COM-OS-POVOS-INDIGENAS-COMECA-NA-SEGUNDA-DIA-02-DE-AGOSTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.