Comerciário, Cuide-se!

O SINDECOM apoiam e incentivam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Cuide-se!

Cuidado com a saúde do homem

A campanha Novembro Azul relembra a importância de manter o cuidado com a saúde do homem e principalmente do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é segunda maior causa de óbito oncológico entre os homens, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada entre o pênis e a bexiga e tem ligação direta com as vesículas seminais e com a uretra. Sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formam o sêmen que é eliminado durante a relação sexual. O líquido prostático constitui cerca de 30% do sêmen.
O câncer de próstata ocorre geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Os exames de rastreamento são essenciais para o diagnóstico precoce da doença, que garante que o tratamento seja menos agressivo, além de aumentar as chances de cura.
Os riscos do câncer de próstata podem aumentar por conta de alguns fatores:

Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

Obesidade.

Deve-se também ficar atento aos sinais e sintomas:

Dor óssea;

Dores ao urinar;

Vontade de urinar com frequência;

Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos e mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Os homens que integram o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.